Intervenção urbana criada para a região da Barra Funda, remontando ao antigo Largo da Banana, local onde hoje está construído um viaduto que liga dois trechos da Avenida Pacaembu.
O Largo da Banana é conhecido como um dos berços do samba paulistano e remonta ao início do Século 20, época em que os negros se encontravam próximos a linhas do trem para carregar as mercadorias e, entre um trem e outro, conversavam, praticavam a tiririca (espécie de capoeira), ou faziam rodas de samba. No local, mais adiante, forma-se o primeiro cordão carnavalesco de São Paulo, o Grupo Carnavalesco Barra Funda.
Na intervenção Banana por Samba, proposta em 2011 e 2013 um grupo saiu às ruas, com seus instrumentos musicais e um carrinho cheio de bananas, propondo aos transeuntes que cantassem um samba em troca de uma banana. Nesse cortejo a memória do Largo da Banana é remontada e ritualizada.
A ação foi criada coletivamente junto à Profa. Carminda Mendes André e estudantes do curso de graduação em Artes Cênicas.

BANANA por SAMBA